Portugal tem ganho grande destaque na imprensa internacional, como um dos destinos turísticos mais populares da atualidade. Isto tem-se traduzido num aumento significativo dos postos de trabalho e no peso do sector na economia portuguesa. Por sua vez, esta evolução foi acompanhada por uma modernização do sector com uma aposta cada vez maior no marketing digital.

marketing digital para turismo

Esta aposta, deve-se em muito à mudança do paradigma atual no que toca ao planeamento de viagens. Ao contrário do que acontecia até há bem pouco tempo atrás, as pessoas passaram a planear elas próprias as suas viagens através da internet e deixaram de recorrer às agências de viagens para o fazer.

Assim sendo, os profissionais de marketing da área do turismo sentem cada vez mais, a necessidade de reforçar os seus conhecimentos em marketing digital. Isto, para que possam acrescentar valor aos seus clientes num mercado cada vez mais competitivo onde só para aparecer já não chega.

Uma pesquisa da Smart Insights, uma plataforma especializada em Marketing Digital, revela que pelo menos 60% das pessoas que viaja, trata de algo relacionado com a sua viagem, online. Por outro lado, sabemos também que 148.3 milhões de reservas para estadia, voos e outras actividades são feitas através da internet. Isto representa 57% de todas as reservas a nível mundial.

Com tanta procura, é natural que a oferta acompanhe a tendência. Logo saber diferenciar-se pode representar um papel fulcral para que tenha bons resultados. Assim sendo, se está a pensar abrir um negócio na área do turismo ou se está a pensar renovar a sua presença online, poderá seguir as seguintes dicas:

1. Definir uma “persona”

O que é uma “persona”?

A persona é uma ferramenta de segmentação. Ajuda-o a traçar um perfil de utilizador mais especifico e vai para além da definição de um público-alvo. Enquanto o último baseia-se muito em dados demográficos, a persona é um personagem fictício ao qual atribuímos características mais humanas, como: objetivos, desejos e limitações.

Qual a sua importância?

Antes de estabelecer uma estratégia de comunicação, é essencial estabelecer uma ou mais personas a quem queremos vender o nosso serviço/produto. Só assim, podemos garantir que todo o nosso conteúdo é otimizado, de forma a atingir com maior eficácia e eficiência o seu propósito e ainda, envolver muito mais os nossos clientes com a nossa marca.

2. Use as redes sociais

As redes sociais são, sem qualquer sombra de dúvidas e cada vez mais, uma ferramenta de exposição para o seu trabalho. Especialmente para quem tem um serviço/produto direccionado para o consumidor final. Assim sendo, divulgue conteúdo que ajude a promover o seu destino ou empreendimento turístico e interaja com a sua comunidade. Para além das mais utilizadas e óbvias, como Facebook e Instagram, não se esqueça de fazer uso de de plataformas específicas de turismo ou com base na sua localização como o TripAdvisor, Booking.com, Trivago, Momondo, etc.

3. Invista no seu website

O website deve estar no epicentro dentro de tudo aquilo que fazemos no marketing digital! Portanto, mantê-lo atualizado é extremamente importante, pelas mais diversas razões. A mais importante, prende-se pela posição que ocupa nos motores de busca, especialmente na Google.

No marketing digital existe algo a que chamamos de SEO (Search Engine Optimization). Este conceito prende-se muito, como o próprio nome indica, na optimização do nosso site para os motores de busca. Basicamente, quanto melhores forem as nossas práticas de SEO, melhor será o nosso ranking para a Google e consequentemente a nossa posição nos resultados de pesquisa também será melhor. Alguns dos factores a ter em consideração, são por exemplo: o tempo de resposta do website, a optimização para mobile, a relevância dos seus conteúdos para os termos de pesquisa a que está associado, entre outros…

4. Seja verdadeiro

Não há maior desilusão do que ver as nossas expectativas defraudadas. Partindo desta premissa, devemos garantir que tudo aquilo que comunicamos deve refletir-se na qualidade do nosso serviço. Nem mais, nem menos. Evite criar conteúdo que não corresponda à realidade, de forma a atrair mais clientes. Em vez disso invista em conteúdo original, impactante e que se envolva na experiência do cliente.

5. Invista em conteúdos próprios e originais

De forma a ter uma estratégia mais eficaz, um dos maiores proveitos que podemos tirar do marketing digital é a própria automação do marketing. Forneça conteúdo segmentado e focado nos interesses dos seus clientes. Algo que transpire a entidade do seu negócio, mas que ao mesmo tempo impacte e envolva quem está do outro lado e transcenda o produto/serviço associado.

É aqui que entra o Inbound Marketing e algumas técnicas associadas como o storytelling. Algo que lhe permite, passar uma mensagem que apele aos sentidos do receptor e que ao mesmo tempo promova a marca mas de forma indirecta.

Se gostava de saber como ter conteúdo de qualidade, poderá visitar a nossa página para que o possamos ajudar a melhorar a sua presença online.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *