Nos últimos anos, o Pinterest já conquistou milhões de utilizadores é e uma das principais fontes de tráfego para muitos websites. Como uma das principais tendências em Social Media, o Pinterest permite aos seus utilizadores e para criarem murais criativos e inspiradores com fotos e vídeos. Torna-se ainda mais relevante quando os seus utilizadores são profissionais das áreas da restauração, moda, decoração e turismo, por exemplo.

pinterest para restaurantes

Assim sendo, e pegando naquilo que é a nossa área de atuação, optámos por escrever um artigo que explica em como o Pinterest poderá ajudá-lo a aumentar o alcance da sua comunicação digital e, consequentemente, aumentar o número de clientes que visitam o seu estabelecimento.

Por onde começar?…

1. Apresente o seu menu no Pinterest

foto de comida

Mostre fotos da sua comida, decoração e até do staff, para dar a quem pretenda visitar o seu restaurante, uma ideia do que esperar no local.

2. Mostre a personalidade do seu restaurante

Poste “pins” de imagens de outros sites que possam estar relacionadas com o seu negócio e com o estilo de vida dos seus clientes. À semelhança do que se faz noutras plataformas tente acrescentar valor e relevância para o seu público.

3. Interaja com os restantes utilizadores

Seja um membro ativo da plataforma. Comente e goste dos pins dos outros utilizadores. Quanto mais interagir com os outros utilizadores, maior é a probabilidade de outros utilizadores interagirem com os seus conteúdos.

4. Conecte-se com a sua cidade

Mais do que tudo, os restaurantes, são predominantemente negócios locais. Neste contexto, é bastante importante, mostrar algum envolvimento com a comunidade da nossa região. No Pinterest,- pode fazê-lo colocando “pins” em fotos de locais da região e divulgando eventos, por exemplo.

5. Partilhe algumas receitas no Pinterest

Os “pins” de receitas têm uma taxa de cliques, 40% maior do que outros tipos de “pins”. Levando assim, mais tráfego para o seu site.

6. Utilize os recursos da plataforma

Adicione botões de Follow e Pin It ao seu site para permitir que as pessoas se conectem facilmente ao seu perfil e partilhem o conteúdo. Conecte também o seu Pinterest a outras redes sociais para permitir uma partilha mais rápida e dinâmica do seu conteúdo.

7. Pense em como será encontrado

Use palavras-chave específicas e relacionadas com o seu negócio nos nomes das imagens, nas descrições dos “pins” e no nome dos murais, de forma a que as pessoas o encontrem facilmente. Para além disso, de todas as redes sociais, nenhuma contribuirá melhor para o SEO (Search Engine Optimization) do seu site. A cada clique e gosto numa imagem do seu Pinterest que esteja “linkada” ao seu site, o Google contabiliza essas ações como votos que atribuem mais relevância aos seus conteúdos. Contribuindo assim, para um melhor posicionamento nos resultados de busca do seu site.

8. Tenha um planeamento para a sua estratégia de conteúdos

Como em qualquer outra rede social, é importante que todo o seu conteúdo seja planeado com antecedência. Não só facilita a sua organização, como o ajuda a evitar ter de pensar em conteúdo durante a azáfama do dia-a-dia. Para além disso, algumas estatísticas garantem que existem alturas do dia melhores que outras para “postar” de forma a ter mais visibilidade (14h-16h e 20h-00h). Planeando e antecipando-se, poderá garantir que terá sempre conteúdo a sair às horas de maior visibilidade.

Não se esqueça… o Pinterest é uma plataforma absolutamente visual

Todo o conteúdo, para além de relevante, deverá ter bastante qualidade de forma a apelar à interação. Caso esteja à procura de alguém que o possa ajudar com a produção dos seus conteúdos audiovisuais, fique a conhecer os nossos serviços de multimédia e consultoria. Para o caso de querer conhecer algumas ferramentas que o poderão ajudar a si na captação de conteúdo de qualidade, não deixe de ler o nosso artigo sobre apps para edição de fotos e vídeo.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *