Como já referimos em posts anteriores, o turismo é uma das áreas que mais tem crescido em Portugal. Daqui resultaram várias mudanças. Não só na forma como as empresas se posicionam, mas também na forma como os próprios clientes planeiam as suas viagens. As agências de viagens passaram para segundo plano na hora de marcar viagens. O utilizador prefere organizar as suas próprias viagens e grande parte das decisões são feitas com recurso a websites, redes sociais e, principalmente, plataformas de opinião como o TripAdvisor.

Entendendo a relevância que plataformas como o TripAdvisor têm na tomada de decisão dos clientes, decidimos falar um pouco mais sobre esta plataforma. Com funciona, como usar e sobretudo, como tirar partido e melhorar a sua classificação.

tripadvisor around the world

O que é o TripAdvisor?

Falamos sobre o maior site de viagens do mundo. O TripAdvisor é uma plataforma de avaliação de estabelecimentos baseada em opiniões do público. Foi criada com o propósito de ajudar o utilizador a encontrar os melhores hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos, tudo através de um website ou da app.

A importância do TripAdvisor para empresas

Nos dias que correm, uma das prioridades de qualquer negócio é gerir as avaliações dos seus clientes e manter uma boa reputação online. Como já referimos anteriormente, as pessoas começam a preferir organizar as viagens de forma completamente autónoma, o que as leva em busca dos melhores estabelecimentos, quase sempre, validados por outros clientes.

Tendo isto em conta, a importância da plataforma prende-se na sua relevância. Um estudo realizado pela Statista, apurou que 52% das pessoas que viajaram em 2016, entre os 18 e os 34 anos, usaram o TripAdvisor como ferramenta de pesquisa na hora de organizar as suas viagens. Assim sendo, podemos partir do pressuposto que estamos a perder muitas oportunidades de negócio se não trabalharmos o nosso perfil e mais ainda se este for inexistente.

Como funciona?

Quanto maior for a sua popularidade na plataforma, maior será a probabilidade de aparecer nos primeiros lugares da pesquisa efetuada para estabelecimentos na sua localização. Assim sendo, a sua popularidade pode ser afetada tendo em conta os seguintes factores:

  • Pontuação: Esta refere-se ao número de avaliações que tem no TripAdvisor e quanto mais avaliações de 4 e 5 estrelas tiver, melhor. Quando todos os outros factores forem iguais, o local com mais avaliações de 5 estrelas ocupará a posição mais alta no ranking.
  • Atividade: Apesar de as avaliações mais antigas, continuarem a contar para a sua classificação, as mais recentes refletem sempre melhor a qualidade do seu espaço. Quando todos os outros factores são iguais, o local com avaliações mais recentes ocupa a posição mais alta do ranking.
  • Relevância: Os estabelecimentos são classificados através de vários critérios, que dependem muito daquilo que o seu espaço oferece. Logo, se o seu negócio for um restaurante italiano, situado em Lisboa, deverá posicionar-se para para estar classificado como restaurante italiano em Lisboa. Assim, quando alguém procurar por restaurantes italianos na sua área de atuação, a probabilidade de aparecer no resultado de pesquisa dessa pessoa aumenta.

Como se destacar com TripAdvisor

A melhor maneira de tirar partido da plataforma é prestar atenção a tudo o que o seus clientes disserem sobre si. Todas as sugestões e criticas devem ser tidas em consideração e deve responder a todas. Desta maneira, aos olhos do cliente, mostra que se preocupa, que está atento e pode fazer uma boa gestão de expectativas. Deverá tomar especial atenção às criticas negativas. Encará-las como uma oportunidade de melhorar o seu serviços ou tentar perceber a legitimidade da avaliação (mais à frente falaremos sobre como gerir estas situações).

Tem ainda opções premium para empresas, onde poderá ter acesso a ferramentas que lhe permitirão analisar e comparar dados da sua concorrência e ainda ter alguns benefícios na divulgação do seu negócio dentro da plataforma.

Mas usar o TripAdvisor pode afetar a sua performance, não de formas tão diretas como as identificadas até aqui. A plataforma é uma ótima fonte de pesquisa para quem procura estabelecimentos na sua área e pode tirar grandes vantagens daqui, como:

  1. Graças à relevância do Tripadvisor, é possível que o seu negócio, apareça bem classificado nos resultados de pesquisa da Google, mesmo que o seu site e/ou blog não estejam assim tão bem classificados;
  2. Como qualquer pessoa pode ter acesso à plataforma, este funciona quase como um “word of mouth” digital;
  3. Em pesquisas que se baseiem fortemente na localização geográfica, empresas cadastradas no TripAdvisor podem ganhar vantagens sobre outras que não estejam.

Se pretende aprender como se posicionar no TripAdvisor e noutras plataformas digitais para melhorar a sua performance, consulte os nossos serviços de multimedia e consultoria.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *